Trabalhos ficam expostos no centro de compras até o dia 5 de junho.

A artista plástica Danila Pinheiro passou muito tempo procurando por sua identidade na arte e, há aproximadamente oito anos, encontrou um estilo que, desde então, a define muito bem. Temas emocionantes e cores vibrantes são a regra. Ela transporta para as telas tudo aquilo que lhe proporciona bem-estar na esperança de transmitir a mensagem para aqueles que virem seu trabalho.

Agora, toda a vivacidade de suas obras está na nova exposição em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi. Com curadoria de Dorotéia Marra, a exposição “Identidade por Danila Pinheiro” inicia um novo ciclo do projeto realizado pelo Núcleo de Economia Criativa (NEC), da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), em parceria com o shopping Iguatemi. E a artista celebra a oportunidade de levar essa identidade para o centro de compras.

“Comecei dando aulas, minha carreira foi estruturada em cima de aulas, então tenho essa característica de dominar muitas técnicas, o que acaba dificultando a identificação com apenas um trabalho. Mas como sempre gostei de muitas cores, fui aos poucos imprimindo esse estilo que é muito contemporâneo. E só consegui imprimir uma identidade definitiva no meu trabalho depois de anos de tentativa para me encontrar”, recorda.

Essa identidade é uma união de três fatores, principalmente: a forma de utilizar as cores, a contemporaneidade nos materiais e a expressão em arte do sentimento, a mais importante de todas, garante Danila.

“Hoje, me identifico com materiais que oferecem uma agilidade. E uso o espatulado, gosto muito. Não uso pincel. A espátula me ajuda a dar essa identidade específica para as minhas obras, que trazem certo relevo. Nas cores, gosto delas puras, sem grandes misturas ou miscigenação, mas uma explosão de tons próximos. Sem uma cor fundindo com outra. Mas o principal elemento é a questão de eu trabalhar o que tenho realmente para expressar. Faço arte para expressão, para comoção, para alguém sentir algo quando observa meu trabalho”, conta.

A inspiração vem de momentos que a artista considera importantes para a vida. “O momento de um abraço, o momento de andar de bicicleta, o que aquilo pode trazer de bom para a gente. É como se a vida e o momento congelassem para eu poder pintar. Isso emociona as pessoas, toca de um jeito diferente. Não é uma obra só decorativa, é uma obra com um intuito emocional”, explica.

E muitos desses momentos vêm da sua própria vida com os filhos, explica a artista. “Tenho filhos pequenos e todos os dias são sentimentos, emoções e despertares diferentes para as coisas. Tenho muito isso. Por isso meu trabalho fica até um pouco lúdico”. Assim, unindo as referências com as técnicas e cores, Danila classifica seu trabalho como um conjunto feito para ver e sentir.

Exposição

Para a exposição, Danila criou dois momentos específicos. Um deles se chama “Galeria Momentos”, onde a artista reuniu obras clássicas suas, trabalhos que já passaram por concursos e exposições no exterior, além de alguns projetos inéditos. “Montei uma galeria”, revela.

Já do outro lado, Danila faz uma brincadeira com as expressões do rosto, apresentando sete obras inéditas. “Como quis trabalhar um pouco mais definido em determinadas partes do corpo, trabalhei sobre papel com uma técnica mista, utilizando aquarela, tintas acrílicas. São sete obras com expressões tanto do ser humano quanto dos animais. Criei uma hashtag para criar a interatividade. A pessoa pode chegar à obra, fotografar com a mesma expressão, e postar com a hashtag.”

Momentos diferentes, sim, mas que ainda assim apresentam um diálogo entre eles, diz a artista. “Primeiro porque as expressões não deixam de ser momentos da vida. Momentos rápidos, curtos, que passam pelo nosso rosto o tempo todo. E segundo porque possuem praticamente as mesmas técnicas e estilos.”

Outro projeto

Além da exposição “Identidade”, Danila se prepara para participar da “Ear Parede”, uma ação em São Paulo de arte urbana relacionada à saúde auditiva. Ela é composta de esculturas em formato de orelha, customizadas por artistas diversos. E Danila foi uma das selecionadas.

“O legal desse projeto é a interatividade com outros artistas de São Paulo. Além disso, eles trazem uma visibilidade incrível. As obras ficam expostas em lugares super estratégicos de São Paulo. É uma arte para a rua, uma arte para todos. E é especial por abordar a questão da deficiência auditiva”, diz a artista.

Serviço Exposição ‘Identidade por Danila Pinheiro’, no shopping Iguatemi. Até o dia 5 de junho. Visitação gratuita no horário de funcionamento do centro de compras.

Fonte